Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Festival do Rio: Eu Também (Yo, Tambien)

Esporadicamente, surge no cinema algum filme protagonizado por um portador de Síndrome de Down. Em 1998, o francês “O Oitavo Dia” comoveu quem o assistiu e fez relativo sucesso no Brasil. Recentemente, o tema foi também tratado em uma novela das oito. Agora é a vez do cinema espanhol abordar o assunto, com “Eu, Também” (Yo También, no título original).

O ponto em comum destes trabalhos é a tentativa de mostrar o quanto os portadores desta anomalia cromossômica são capazes, desde que tratados da forma correta desde criança.

Eu, Também” parte do princípio institucional de inserção social e dos direitos dos portadores de Síndrome de Down. Assim, vemos sequências de aulas de dança, cuja função será explicada um pouco depois, com a inserção de uma trama paralela.

Como trama principal, o acompanhamento de Daniel, primeiro portador da síndrome a obter o diploma de ensino superior na Europa. Em seu primeiro dia de trabalho em um departamento de assistência social, Daniel apaixona-se por Laura, uma colega de trabalho. Os dois criam fortes laços de amizade, o que causa temor na família dele, pelos desdobramentos que o relacionamento pode tomar.

Lola Dueñas (Volver; Mar Adentro; Fale Com Ela) e o estreante Pablo Pineda ganharam por seus papéis neste filme os prêmios de melhor atriz e melhor ator no Festival de San Sebastian de 2009. Merecidamente, diga-se de passagem. Eles se entregam para os personagens, e entre si, numa impressionante química, formando um casal cativante.

É do foco na relação dos protagonistas que vem o grande mérito do filme, que também aborda ainda – e também com sutileza – a paixão entre dois jovens (ambos portadores de Down), através da já citada trama paralela, que serve como segundo questionamento: é possível – ou seja “aceitável” a melhor palavra – um Down apaixonar-se e ter um caso com uma pessoa sem a anomalia? E num romance entre dois portadores, ambos têm dissernimento para fazer suas próprias escolhas?

À parte a anomalia ser utilizado como um diferencial, todo o resto da construção de roteiro é baseada no mesmo velho arco dramático de centenas de outros filmes: Daniel é o mocinho coitado que se apaixona pela mulher “desvirtuosa”, que acha que não tem mais salvação e que acha que não pode, não deve e talvez não queira assumir nenhum affair com o mocinho. E por aí vai.

Pelo menos a trama desenvolve bem, o tema é tratado com respeito, boas sequências garantem as risadas e as lágrimas do espectador e a trilha cumpre o seu papel de encher-nos os ouvidos de músicas-para-nos-fazer-sentir-felizes.

De realmente diferente, há o clímax, resolvido com uma elipse pouquíssimo utilizada nestes momentos e que resolve de forma inteligente a sequência.

Se não atinge o patamar de obraprima, ao menos (o filme) cumpre com destreza aquilo que se propõe.

Trailer:

(Yo También, Espanha, 103 minutos, 2009)
Dir.: Antonio Naharro, Álvaro Pastor
Com Pablo Pineda, Lola Dueñas
Nota 7,5

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias